Numa visita da delegação da Universidade do Minho à Faculdade de Medicina da USP e à Escola Politécnica (EP) da USP, as três instituições anunciaram o esforço conjunto para a integração de pesquisas na área de medicina reconstrutiva e bioengenharia. Na abertura do encontro, que ocorreu na sala da Congregação da FMUSP no dia 6 de maio, o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) da USP, professor Raul Machado Neto, anunciou a criação do Grupo de Engenharia e Medicina Regenerativa (EMERE), composto por pesquisadores da FMUSP e da EPUSP, que atuarão com o Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (i3Bs), da Universidade do Minho (Portugal).

“A aproximação com a Poli é muito importante para as pesquisas de medicina regenerativa da FMUSP. E a Universidade do Minho possui um projeto muito interessante na área de biomateriais e biomedicina regenerativa. Esse modelo institucional impulsionará uma produção científica de maior impacto ao promover as interfaces da engenharia médica reconstrutiva”, disse o diretor da FMUSP, professor Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho.

A Universidade do Minho e a USP possuem uma parceria acadêmica desde 2016 e, nesse período, foram produzidos 859 trabalhos científicos em coautoria, sendo que os artigos produzidos em conjunto mais que dobraram seu impacto em relação aos produzidos separadamente, mostrou o presidente da AUCANI. "Eu me encantei com a estrutura de pesquisas do Minho voltada à medicina e engenharia. Percebo que a USP precisa unir internamente essas áreas e foi com grande entusiasmo que as instituições abraçaram a ideia do EMERE”, disse Machado Neto.

“Já temos uma atuação intensa com a USP, um número importante de papers publicados e produções científicas de impacto, o que torna a USP um parceiro estratégico, especialmente ao promovermos a interface nas áreas de engenharia e medicina, nas quais a Universidade do Minho já possui muita capacidade”, disse o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro.

A delegação portuguesa – composta pela professora Manuela E. Gomes, presidente do i3Bs, e Vítor Correlo, diretor de Inovação e Serviços do i3Bs, além do reitor Vieira de Castro – permaneceu em visita à USP por três dias, período em que visitaram diversos laboratórios da FMUSP e da EPUSP. Na terça-feira, dia 7 de maio, participaram de reunião no Gabinete do reitor da USP, professor Vahan Agopyan.

Segundo a diretora da EPUSP, professora Liedi Bariani Bernucci, que também participou do evento na sala da Congregação da FMUSP, as engenharias já possuem muitas pesquisas voltadas à medicina regenerativa, mas ainda há muito campo para avançar e essa parceria é a oportunidade para uma produção científica de alto impacto. Também estiveram na solenidade o vice-diretor da EPUSP, professor Reinaldo Giudici, e o presidente da Comissão de Pesquisa da Unidade, professor Gilberto Francisco Martha de Souza.

Na cerimônia de recepção aos portugueses, a presidente da Comissão de Pesquisa da FMUSP, professora Rossana Pulcineli Vieira Francisco, introduziu as falas de diversos pesquisadores do Incor, do HCFMUSP e da EPUSP, que fizeram breves representações das linhas de pesquisa conduzidas em seus laboratórios.