Notícias

Ao longo do segundo semestre de 2019, os canais e redes sociais da FMUSP exibirão a série de videoentrevistas Memórias e Vivências, um projeto encampado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEX) da FMUSP para resgatar a memória afetiva e histórica da faculdade. O projeto nasceu na comemoração dos 100 anos da FMUSP, em meados de 2012, idealizado pelos professores Wu Tu Hsing, do Departamento de Patologia da FMUSP, e Raymundo Soares de Azevedo Neto, do Departamento de Patologia da FMUSP e Prefeito do Campus Pinheiros da USP.

“Decidimos institucionalizar e apoiar essa iniciativa pessoal desses professores porque reconhecemos o grande valor histórico que o projeto representa para a preservação da memória da instituição. É um registro importante para os mais jovens e para a sociedade como um todo”, afirma o presidente da CCEX e diretor da Unidade Clínica de Aterosclerose do InCor HCFMUSP, Prof. Carlos Vicente Serrano Junior.

O Prof. Raymundo Soares de Azevedo Neto conta que a ideia surgiu numa conversa informal com o Prof. Wu Tu Hsing. “Precisamos ter em mente que uma instituição não é apenas prédio, serviços e produção acadêmica. Instituições são feitas por pessoas comuns, no dia-a-dia do seu trabalho. As entrevistas livres permitem que o entrevistado manifeste seus valores e sentimentos. Optamos por esse formato para que as falas tenham maior empatia com as pessoas. É uma forma de a instituição se aproximar da sociedade e resgatar sua memória afetiva”, diz o professor.

O projeto conta com a curadoria do Prof. André Mota, diretor do Museu Histórico da FMUSP. A primeira etapa do projeto traz depoimentos e a trajetória de 35 professores aposentados que ajudaram ou que continuam a construir a FMUSP. Os arquivos digitais incluem nomes como Adib Domingo Jatene, Affonso Renato Meira, Angelita Habr-Gama, Isaias Raw, Silvano Mario Atílio  Raia, Vicente Amato Neto e Sami Arap. Outras entrevistas serão produzidas numa segunda etapa do projeto, segundo o professor Raymundo.

Assista ao vídeo-chamada do projeto Memórias e Vivências, já disponível no YouTube.