A Iniciativa de Inspiração do Prémio Nobel (NPII), um renomado programa global que visa partilhar as ideias e histórias inspiradoras dos laureados, motiva a curiosidade de jovens cientistas em todo o mundo. No último 29 de agosto, o Centro de Convenções Rebouças realizou o Prêmio Nobel William Kaelin, do Dana-Farber Cancer Institute, em Boston, que visitou o Brasil como parte dos esforços contínuos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da FMUSP para interagir com a comunidade científica e inspirar a próxima geração inovadora de profissionais da saúde.
O evento, organizado pelo NPII em colaboração com a AstraZeneca e com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, marca um momento importante no cenário científico brasileiro. Kaelin, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2019, proferiu uma palestra cativante que estará disponível no YouTube na íntegra, em breve.
Kaelin ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 2019, juntamente com Peter Ratcliffe e Gregg Semenza pela pesquisa que procura entender como, mecanicamente, as mutações que afetam os genes supressores de tumor causam câncer. Também levou a novos conhecimentos sobre como as células percebem e respondem à alteração no teor de oxigênio e, portanto, têm implicações para outras doenças além do câncer, como anemia, infarto do miocárdio e derrame.
Durante a sua visita, Kaelin enfatizou a importância do trabalho em equipe, da cooperação científica e do papel transformador da mentoria na definição do futuro da medicina e da investigação científica. Envolvendo-se com as mentes jovens presentes na palestra, Kaelin traçou sua trajetória desde os tempos de colégio até a compreensão inovadora dos mecanismos moleculares em sensores de oxigênio. Discutiu também o desenvolvimento de um novo medicamento promissor que visa precisamente esta via, oferecendo esperança para o controle de um tipo específico de câncer das células renais.
O NPII, em colaboração com a AstraZeneca e a 3M, conduziu 37 iniciativas bem-sucedidas em quatro continentes desde a sua criação em 2010. O seu objetivo é conectar os Prémios Nobel com universidades e instituições de investigação em todo o mundo, captando as suas ideias em vídeo para inspirar jovens cientistas e facilitar interações mais próximas dentro da comunidade científica.
A visita ao Brasil, que incluiu localidades em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, ressaltou o compromisso do programa em fomentar a excelência científica e promover o intercâmbio de conhecimento. A Iniciativa de Inspiração do Prémio Nobel continua a servir como um catalisador para a inovação, incentivando as mentes jovens a procurarem contribuições significativas para a sociedade através da exploração científica.
Para conhecer mais da carreira de William Kaelin acompanhe esta entrevista.
Mais informações sobre a Iniciativa de Inspiração do Prêmio Nobel, visite Nobel Prize.org
Comunicação e
Assessoria de Imprensa FMUSP