Na primeira semana da 5ª edição do Winter Schools FMUSP, os intercambistas participaram de uma visita guiada pela Biblioteca e pelo Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP, onde puderam se familiarizar com a história da FMUSP e conheceram os materiais, acervos e locais aos quais terão acesso durante o programa.

Além das aulas iniciais dos cursos, os alunos participaram de uma discussão de caso integrativa em uma sessão clínica conjunta com os doutores Vivian Helena Ilda Avelino da Silva, Amaro Nunes Duarte Neto, Izabel Oliva Marcilio de Souza e com a professora da FMUSP, Ana Marli Christovam Sartori.

Durante a Sessão Clínica-Patológica Conjunta, os alunos e professores discutiram o caso da reintrodução do vírus do sarampo no Brasil, que perdeu a certificação, adquirida em 2016, de país livre da doença, além da recente epidemia desse vírus no Estado de São Paulo.

Foram estudados aspectos clínicos, patológicos e epidemiológicos do sarampo, incluindo o exame de autópsias em pessoas que morreram devido ao vírus. O programa de vacinação pública do Brasil, um dos maiores do mundo, e os fatores de queda da cobertura vacinal, como o movimento antivacina, também foram alguns dos assuntos abordados.

Museu Histórico da FMUSP

Biblioteca da FMUSP