Notícias


Criatividade, coragem e competência são alguns atributos que permitiram ao time de mais de 19 mil servidores do HCFMUSP superar a conjuntura do País batendo recordes de excelência, como mostraram os palestrantes na abertura do 7º Workshop Brilho nos Olhos 2018, realizada no dia 8 de novembro. O encontro dos eixos temáticos de gestão prossegue no dia 9 de novembro no Centro de Convenções Rebouças, com extenso debate para a proposição dos rumos para os próximos anos do maior complexo hospitalar da América latina.

Como maiores avanços dos últimos anos, a diretora Clínica do HCFMUSP, Profa. Dra. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, destacou a implementação do sistema integrado de informações hospitalares, o Hospital Information System (HIS), bem como o novo operador logístico para automatização de estoques. Destacou ainda a criação do Mapa de Leitos computadorizado, que permite o monitoramento do status dos leitos em tempo real, fornecendo a automatização dos indicadores de ocupação e permanência, além da otimização de recursos físicos e humanos.

A criatividade em tempos de crise impulsionou ainda a busca de soluções como a criação do Time de Resposta Rápida, do Código Azul, do Código Amarelo e do Código Branco, que otimizaram os atendimentos hospitalares, ressaltou a diretora.

Entre os anos de 2011 e 2018, o Complexo das Clínicas recebeu o mesmo nível de financiamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), de 7,5% do orçamento. “Mas apesar disso, terminamos o ano com praticamente o mesmo volume de atendimentos, internações, cirurgias e saídas hospitalares. Temos 2.000 servidores a menos de 2015 a 2018, entre autárquicos e de fundações. Ou seja, fizemos muito, com muito menos”, disse o superintendente do HCFMUSP, Antônio José Rodrigues Pereira.

O diretor e o vice-diretor da FMUSP, respectivamente, o Prof. Dr. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho e o Prof. Dr. Roger Chammas, participaram da abertura do encontro, além do Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho, médico supervisor do HCFMUSP; do Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes, diretor geral da Fundação Faculdade de Medicina (FFM) e do Prof Dr. Jose Otavio Costa Auler Junior, ex-diretor da FMUSP e eleito vice-diretor geral da FFM (o Prof. Dr. Yassuhiko Okay estará no cargo em transição até o dia 1 de janeiro); e o Prof. Dr. Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, diretor presidente da Fundação Zerbini. Na abertura do encontro, os funcionários mais destacados e os líderes de eixos temáticos de gestão receberam premiações pelo desempenho em 2017.