Aconteceu, nos dias 26 e 27 de abril, o Primeiro Congresso Latino-Americano e Brasileiro do REDCap (REDCapCon), que reuniu 265 pessoas de 6 diferentes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos. Dentre os congressistas, 42% eram de profissionais que atuam na área da pesquisa médica ou da tecnologia, 21% de pós-graduandos, 19% de professores universitários, 14% palestrantes e/ou moderadores e 4% eram alunos de cursos de graduação.
O congresso, organizado pela Faculdade de Medicina da USP em parceria com Consórcio REDCap Brasil, foi realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Foram dois dias inteiramente dedicados ao tema "incorporação de soluções tecnológicas para coleta e gerenciamento de dados de pesquisas científicas e programas clínicos". Os congressistas foram recepcionados pelos professores Jose Otavio da Costa Auler Jr., diretor da FMUSP, e Luiz Reis, diretor do IEP-HSL. A seguir, o dr. Fábio Gandour, renomado cientista de dados, fez a palestra de abertura com o tema "Tudo o que você gostaria de saber sobre Big Data & Inteligência Artificial, mas que até agora não te contaram".
Em seguida, o dr. Paul Harris, da Vanderbilt University, falou sobre o desenvolvimento da Plataforma REDCap, seguido de Rob Taylor e de Brenda Minor, também da Vanderbilt University, que apresentaram os avanços tecnológicos do sistema e o gerenciamento global do REDCap Consortium que conta com a participação de 119 países. A seguir, Stephany Duda finalizou a sessão plenária apresentando o uso do REDCap em estudos de inserção mundial.
No segundo dia, dois workshops simultâneos ocorreram pela manhã, sendo um voltado para pesquisadores e outro para administradores do REDCap. As aulas foram ministradas por experts internacionais da Vanderbilt University, Duke, Colorado University, MD Anderson Cancer Center, Clinica Alemana do Chile, Fundacion Huesped da Argentina, UNICEM do Uruguai.
No encerramento do evento houve a premiação dos melhores trabalhos. Os premiados foram Cauane Blumenberg, da Universidade de Pelotas, RS, em primeiro lugar; Santiago Ramirez-Vargas, do MD Anderson Cancer Center, EUA, em segundo lugar; e, em terceiro, Guilherme Aparicio, do Hospital de Cancer de Barretos.