Portal

Os nomes dos ganhadores do IX Prêmio Octavio Frias de Oliveira foram revelados em cerimônia realizada na noite de ontem, 06/08, no teatro da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. A premiação valoriza e reconhece personalidades cujas trajetórias e trabalhos tiveram importância fundamental para o desenvolvimento da ciência nacional e ações de prevenção e combate ao câncer.

Os premiados foram o oncologista pediátrico e fundador do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer),  Dr. Sérgio Petrilli, 71, vencedor na categoria Personalidade em Destaque, o biólogo Dr. Marcos Tadeu dos Santos, fundador da startup ONKOS Diagnósticos Moleculares, vencedor da categoria Inovação Tecnológica em Oncologia, e a Dra. Claudiana Lameu, professora do Instituto de Química da USP, vencedora da categoria Pesquisa em Oncologia. O estudo da Dra. Claudiana utiliza um corante alimentício como forma de impedir o avanço de um tipo de câncer que atinge principalmente crianças.

A escolha dos finalistas e ganhadores é feita por uma Comissão composta de representantes do próprio Icesp, da Faculdade de Medicina da USP, do Hospital das Clínicas da FMUSP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Academia Nacional de Medicina, da Academia Brasileira de Ciências, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) e da Folha de S.Paulo.

A Comissão do Prêmio, representada pelo Prof. Dr. Roger Chammas homenageou também o Prof. Eduardo Moacyr Krieger,  Vice presidente da FAPESP e Diretor Executivo da CRInt/FMUSP, por sua importante contribuição à Ciência Nacional e assídua participação da Comissão do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, desde 2011.

A cerimônia de entrega do Prêmio foi conduzida pela atriz Denise Fraga.