O professor Marcelo Britto Passos Amato receberá da Pró-Reitoria de Pesquisa e da Agência USP de Inovação o "Prêmio USP Trajetória pela Inovação". A iniciativa foi criada para reconhecer e valorizar as ações dos professores da Universidade que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo assim para a excelência do resultado institucional e para o desenvolvimento socioeconômico do País.
Professor da Faculdade de Medicina da USP e pneumologista do Hospital das Clínicas da FMUSP, sua contribuição refere-se à uma inovadora tecnologia nacional – Tomografia de Impedância Elétrica, que monitora em tempo real a condição dos pulmões. Entre as tecnologias desenvolvidas, e já adotadas na prática médica, incluem-se a VAPSV (modalidade ventilatória hoje disponível em mais de 100.000 ventiladores artificiais ao redor do mundo), algoritmos automáticos para otimizar sincronia na pressão suporte (já disponíveis em ventiladores artificiais a partir de 2004) e a tomografia de impedância elétrica (com trabalhos científicos que mereceram o prêmio Siemens de Ciência e Tecnologia de 2006, e com empresa parceira e desenvolvedora que foi vencedora do prêmio Inova Saúde de 2015, da ABIMO).
Apesar de já licenciada na para uso clínico em UTIs nacionais e europeias, essa tecnologia continua em constante aperfeiçoamento tecnológico através de parcerias com a Escola Politécnica da USP, com grandes centros de pesquisa nacionais e internacionais, incluindo as Universidades de Colorado, Harvard e Uppsala, e o Kennedy Space Center da Nasa. Nos últimos 10 anos, apresentou suas pesquisas em mais de 350 eventos científicos internacionais como conferencista convidado.
Atualmente, está na coordenação de seu sexto projeto temático envolvendo a Faculdade de Medicina e a Escola Politécnica da USP. Entre suas publicações mais importantes incluem-se dois trabalhos originais (1998 e 2015) como primeiro autor no The New England Journal of Medicine e um artigo de capa no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. Seus trabalhos científicos já mereceram 12 editoriais e mais de quatro mil citações em periódicos científicos internacionais nas áreas de medicina e engenharia.
A Comissão do Conselho de Pesquisa da USP elaborou uma lista com 43 nomes propostos pelas unidades, museus e institutos especializados, cujas indicações foram aprovadas pelas respectivas Congregações ou Colegiado. A lista final contemplou, além do prof. Marcelo Britto Passos Amato, os professores Glaucius Oliva e Horácio Carlos Panepucci (in memoriam), do Instituto de Física de São Carlos, Ismar de Oliveira Soares, da Escola de Comunicação e Artes, Roberto Postali Parra, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e Kazuo Nishimoto, da Escola Politécnica.