O NAE, Núcleo de Apoio ao Estudade, e o Grapal, Grupo de Apoio ao Aluno da Faculdade de Medicina da USP, realizaram na última quarta-feira, dia 13/06, o evento Saúde Mental dos Médicos Residentes da Divisão de Anestesiologia HCFMUSP. O encontro foi um convite do Dr. Marcelo Torres, coordenador do Programa de Residência Médica de Anestesiologia da FMUSP e faz parte das atividades realizadas pelo Grapal para dar apoio aos alunos de graduação e residentes.
O psiquiatra Arthur Danila, reforça a importância de se tratar desse tema com frequência, de forma preventiva, para evitar atuar em momentos de crise, de forma responsiva. “É importante que falemos aos residentes do HCFMUSP sobre a importância de cuidar da própria saúde mental, pois não é porque somos médicos que estamos imunes ao desenvolvimento de doenças”, avalia. O psiquiatra explica que “os médicos procuram menos os serviços de saúde para cuidar de si por altas taxas de estigma com transtornos mentais, algo que deve ser desconstruído com palestras informativas e sensibilização sobre o tema”.
Arthur Danila ministrou palestra sobre Burnout, Depressão e Suicídio na Residência Médica, seguido dos psiquiatras Daniel Augusto Mori Gagliotti, que tratou da Dependência Química entre Médicos, Eduardo de Castro Humes, coordenador médico do Grapal, que abordou o Estigma, e Guilherme Spadini dos Santos, que tratou do tema Como lidar com colegas em risco?
Logo após, os residentes participaram de uma discussão em seis pequenos grupos com os médicos do Grapal e os preceptores da psiquiatria.