A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) disponibiliza diferentes instâncias de apoio aos alunos dos quatro cursos de graduação: Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Uma delas é o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), que atua na resolução de necessidades de caráter social, atenção em saúde mental, promoção de saúde e suporte acadêmico.
No início de cada ano, os serviços disponíveis são apresentados aos alunos que, ao conhecerem o NAE, respondem a um questionário. Desta forma, a FMUSP toma conhecimento das dificuldades da turma e providencia as devidas tratativas.
Há dois anos, a Comissão de Graduação organizou um grupo, com o objetivo de estruturar as atividades existentes e levantar outros problemas que impactavam a vida pessoal e o desempenho acadêmico dos alunos. “A partir das demandas identificadas nesse trabalho, foi feita uma sistematização para um acolhimento institucional maior, ágil e integrado, que culminou com a criação do Núcleo de Apoio ao Estudante, em portaria publicada em 16 de novembro de 2017”, disse a Profa. Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi, Coordenadora Geral do NAE.
O NAE atua em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM), o Núcleo de Ética e Direitos, a Ouvidoria, o Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno (GRAPAL), o Serviço Social, grupos assistenciais e está alinhado com as diretrizes do Código de Conduta Ética da Comunidade FMUSP, que tem o propósito de promover relações interpessoais saudáveis.
Para a Profa. Sandra Grisi, a motivação de fazer parte do NAE é: “que os membros do núcleo, docentes, Diretoria e colaboradores da FMUSP têm o mesmo propósito de que cada aluno seja um caso de sucesso e o melhor médico possível”.
O aluno que identificar alguma necessidade que esteja atrapalhando o desempenho dele em seguir no curso, pode buscar o NAE ou ser encaminhado por um professor ou colega de classe. O Serviço de Acolhimento Integrado do NAE está situado no Prédio Principal da FMUSP, na sala 2340, funciona de segunda a sexta, das 10h às 14h ou pelo telefone (11) 3061-8744.
O Serviço Social da FMUSP atende das 8h às 17h.