Instituto de Medicina Tropical • IMT

Quem Somos

Nos últimos 80 anos o estudo e a pesquisa em Medicina Tropical contribuíram para uma das mais importantes quedas dos índices de mortalidade no mundo (no Brasil esse índice caiu de 50% para 5% nesse período).

Apesar dessa queda importante, muitas dessas doenças ainda estão presentes e ativas, necessitando da manutenção constante desses esforços, sobretudo direcionados ao tratamento, diagnóstico e prevenção dessas patologias. Se antes atuávamos para evitar a morte, hoje nosso foco é garantir a qualidade de vida de populações e viajantes.

Assim, a Medicina Tropical atual engloba também aspectos de Saúde Internacional ou Global, garantindo que produtos ou pessoas de determinada região não sejam focos de transmissão de doenças; nem que seus visitantes sejam vítimas de patologias locais.

Nesse contexto, o Instituto de Medicina Tropical (IMT) vem atuando desde sua fundação entre os anos de 1959-1960. Após 40 anos de atividade ligados à Faculdade de Medicina – USP passou a ser um Instituto Especializado da USP (IMT-USP), associando o caráter integrador deum IE da USP à expressão plena de nossas finalidades principais voltadas sempre para o ensino, a pesquisa e a formação de especialistas na área de Doenças Tropicais e Saúde Internacional.

Além de projetos de pesquisa próprios, o IMT-USP tem participação única e importantíssima na interlocução entre o que é desenvolvido nos Institutos de Pesquisa Básica da USP com o processo de aplicação prática na sociedade. Em outras palavras o IMT-USP consegue se comunicar tanto com os pesquisadores da área básica, como com os médicos que atuam nos hospitais.

O impacto dessa interação resulta frequentemente na colaboração e interação com autoridades sanitárias visando implantar e/ou reformular políticas públicas voltadas para a saúde e para o bem estar da sociedade. Assim, além de desenvolver pesquisa que gera conhecimento, o IMT-USP vem se firmando cada vez mais como um centro de formação, de aperfeiçoamento e de prestação de serviços especializados na área.

Dessa forma, IMT-USP estruturou um programa Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Internacional, tem contribuído com disciplinas de Graduação próprias nos cursos da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) e ECA, além de ministrar um curso regular de Extensão sobre Saúde dos Viajantes para a comunidade externa. A Comissão de Biossegurança e a CIPA da FMUSP atuam nas questões de saúde, segurança no trabalho e qualidade de vida.

INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADEDE SÃO PAULO (aprovado na 947ª Sessão Extraordinária da Congregação, realizada no dia15/05/2020).

Artigo. 2º A – A FMUSP é constituída dos seguintes Centros Integrados de Atividades Acadêmicas (CIAA):

  • Centro Instituto de Medicina Tropical (IMT);
  • Centro de Saúde Escola Butantã “Samuel Barnsley Pessoa” (CSEB);
  • Centro de Desenvolvimento Infantil; 
  • Centro de Desenvolvimento de Educação Médica "Professor Eduardo Marcondes"(CEDEM);
  • Centro de Ciências Forenses (CCF-FMUSP);
  • Centro Integrado de Neuro-Ortopedia.
  • Centro de Medicina do Estilo de Vida (CMEV)(CEDEM)
  • Centro Integrado de Doenças Genéticas (CIGEN)

Contato e Localização

Secretaria Geral: Adriana Gama
imtsp@usp.br – (11) 3061-7011 
Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 470 - CEP 05403-000 - SP / São Paulo – Brasil