Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP

Responsável: Profa. Dra. Umbertina Conti Reed

Missão: Assistência médica de crianças com doenças neurológicas; pesquisa em todas às areas implicadas em melhorar as condicões de diagnóstico, tratamento e reabilitação das crianças afetadas por estas doenças e a sua qualidade de vida bem como de seus familiares; ensino de estudantes de graduação em Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, Pós-Graduação em senso lato (Residência Médica e Estágios de Complementação Especializada) e em senso estrito na área de concentração Neurologia.

Visão: Alcançar nível de excelência em todas estas atividades, comparável à dos maiores e melhores Serviços de Neurologia Infantil a nível internacional.

Campo de atuação da Neurologia Infantil: A formação básica do neurologista infantil é a mesma do neurologista geral em Neuroanatomia, Neurofisiologia e Fisiopatologia das afecções neurológicas. Entretanto, a Neurologia Infantil tem campo de atuação distinto da Neurologia porque as doenças neurológicas na criança interferem com o processo de amadurecimento e desenvolvimento do Sistema Nervoso, que ocorre de forma dinâmica e contínua ao longo das duas primeiras décadas da vida. Por isso, as doenças neurológicas infantis se manifestam com particularidades e semiologia (sinais neurológicos e sintomas) próprias, que são dependentes da faixa etária de cada criança: recém-nascido, lactente, pré-escolar e escolar.


Veja também