Orientações Gerais

Atualização de 14 de janeiro de 2022

Segundo o Protocolo da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, com o aumento dos casos de sintomáticos respiratórios causado pela epidemia concomitante COVID com a variante omicron e a influenza, estamos seguindo a seguinte orientação:

1. Para o público em geral: diagnóstico clínico e conduta pertinente; afastamento do convívio social e trabalho por 7 dias; e reavaliação se persistência ou agravamento dos sintomas.

2. Para grupo específico, em que há maior risco ou impacto no sistema de saúde: diagnostico e testagem conforme disponibilidade de testes.  Afastamento de pessoas do contato próximo de paciente com diagnostico positivo para COVID e monitoramento dos casos positivos.                             

Atenção de todos para completar o esquema vacinal da COVID e manter a longo prazo as medidas de prevenção de transmissão de doença respiratória: máscara, distanciamento, higiene das mãos e preferir espaços ventilados.

Quando ir à unidade

SE VOCÊ ESTÁ APENAS COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS, como tosse, nariz escorrendo e dor de garganta, fique em casa por 7 dias usando máscara e siga as orientações do Ministério da Saúde para o distanciamento social e para a prevenção da transmissão para outras pessoas em casa.


SE VOCÊ ESTÁ COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS E FEBRE, o atendimento deve ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu local de moradia.


SE VOCÊ ESTA COM FALTA DE AR JUNTO COM O SINTOMA RESPIRATÓRIO, procure um pronto-socorro de referência. Para encontrar o serviço de saúde de referência, consulte o site http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/