No SUS, cada Unidade Básica de Saúde é responsável pelo atendimento aos moradores de uma certa área geográfica.
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As Unidades Básicas não são o local preferencial para atendimento a situações de emergência, em que há risco de morte, por isso não há plantões noturnos ou nos fins de semana. Nestes casos, procure um Hospital ou Pronto Socorro.
Como Unidade Básica, contamos com profissionais generalistas, o que inclui Médicos Clínicos Gerais, Sanitaristas, Pediatras, Ginecologistas, Psiquiatras, Médicos de Família e Comunidade e Enfermeiras, Técnicas e Auxiliares de Enfermagem, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogas, Psicóloga, Farmacêutico e Técnicos de Farmácia, além do pessoal de apoio administrativo.
Quando há necessidade de consultas ou exames mais especializados, fazemos o encaminhamento para outros serviços de referência.
Apesar do nome “primário", esse serviço não realiza apenas ações simples. Primário significa “primeiro contato” do paciente com o serviço de saúde, seria o local mais próximo da casa das pessoas. Os serviços de Atenção Primária são as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Postos de Saúde. Cada UBS é responsável por uma determinada região da cidade. Nesses serviços as pessoas de todas as idades são acompanhadas ao longo da vida para tratamento de doenças crônicas e agudas, prevenção e reabilitação, por meio de um atendimento integrado. Em torno de 90% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na própria UBS sem necessidade de encaminhamento. Mesmo quando há necessidade de encaminhar para um outro serviço, a UBS mantém o seguimento do paciente, apoiando-o na coordenação do cuidado e orientações.
Acolhimento é um momento no qual você pode conversar diretamente com a equipe responsável pelo acompanhamento da sua saúde e de sua família. Ao chegar no horário previsto para o acolhimento da sua equipe, você receberá uma senha para conversar com um dos profissionais (médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem). Demandas rápidas poderão ser resolvidas no mesmo dia, mas se for preciso realizar uma consulta, pode ser necessário agendá-la para outro dia, dependendo da quantidade de pessoas. Essa estratégia tem sido utilizada para garantirmos acesso e escuta ao maior número de pessoas possível, uma vez que a quantidade profissionais ainda é pequena frente a necessidade da população. No momento da pandemia da COVID-19 temos conseguido abrir apenas um período por semana, mas esperamos em breve disponibilizar em outros dias.
Talvez. Dependendo do número de pessoas presentes no dia e da avaliação de risco e vulnerabilidade, você poderá ser atendido pelo médico e/ou enfermeiro/a no dia ou ter sua consulta agendada para um período mais adequado. Muitas das demandas em saúde podem ser adequadamente atendidas pelas/os próprias/os enfermeiras/os com muita qualidade, como papanicolau, acompanhamento de pessoas com hipertensão e diabetes, pré-natal, teste para infecções sexualmente transmissíveis, check-up, consultas de promoção da saúde dentre outros.
Se você tiver
algum sintoma agudo, como febre, dor, falta de ar ou outro sintoma que
precise de atendimento mais breve, você pode procurar o CSEB e será
atendido por um dos enfermeiros ou médicos de plantão. Você passará por
uma avaliação de risco e poderá ser consultado no dia de acordo com o
quadro clínico e urgência.
Renovação de receitas de uso contínuo, como aquelas para diabetes, hipertensão, depressão dentre outros devem ser renovadas no acolhimento da equipe responsável pelo seu seguimento. O plantão não deve ser utilizado para renovação de receitas de uso contínuo.