Grupo fará estágio nas unidades de saúde em São Paulo
A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) iniciou, em parceria com a Supervisão Técnica de Saúde do Butantã e a Coordenadoria Regional de Saúde Oeste da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo, um programa de intercâmbio internacional voltado à qualificação do cuidado em Atenção Primária à Saúde. A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação entre os Ministérios da Saúde do Brasil e de Angola, com o objetivo de fortalecer o sistema público de saúde do país africano.
Durante três meses, 30 médicos residentes angolanos em formação na especialidade de Medicina Geral e Familiar participarão de um estágio supervisionado em diferentes serviços de saúde da capital paulista. A programação inclui atividades teóricas e práticas, desenvolvidas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região do Butantã, no Centro de Saúde Escola Butantã (CSEB), no Hospital Universitário da USP e no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (ICr-HCFMUSP).
Coordenada na FMUSP pelo Prof. Itamar Santos, do Departamento de Clínica Médica, e Dra. Mariana Sato, do Centro Integrado de Atividades Acadêmicas em Atenção Primária, a iniciativa busca proporcionar aos residentes angolanos uma imersão no modelo brasileiro de Atenção Primária à Saúde, promovendo o intercâmbio de saberes e experiências entre os profissionais e instituições envolvidas.