O curso de bacharelado em Física Médica foi constituído a partir de uma parceria entre a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Física da USP, aprovado pelo Conselho Universitário em março de 2021, e com previsão de início da primeira turma no ano letivo em 2022.
O curso terá a duração de cinco anos, serão 25 vagas abertas para matrícula via vestibular FUVEST ou seleção SISU e as aulas serão ministradas no período noturno nos campi Pinheiros e Cidade Universitária, na cidade de São Paulo. A estrutura curricular será dividida em três grandes módulos: o primeiro composto por formação básica em física, matemática, computação e ciências biomédicas; na sequência, aplicações biomédicas; e, por último, estágios práticos em ambientes hospitalares. Conta com o apoio das estruturas do IFUSP e da FMUSP, há salas para aulas teóricas e práticas, laboratórios didáticos e de pesquisas, salas com computadores, ambientes multimídias, auditórios e bibliotecas com rico acervos especializados.
Todo o complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP estará disponível para as aulas práticas e/ou estágios, especialmente, o Instituto de Radiologia (InRad) e o Instituto do Câncer (ICESP), que possuem equipamentos de alta tecnologia e são centros de referência em atendimento à saúde no país, prontos para proporcionar vivências muito enriquecedoras aos alunos em áreas da Física Médica, como imagens médicas, proteções radiológicas, radiodiagnósticos, radioterapia, medicina nuclear e dosimetria.
A FMUSP e o IFUSP têm a responsabilidade de promover a excelência na formação acadêmica e profissional de futuros físicos médicos, com princípios de ética, humanização, pensamento crítico, honestidade, interdisciplinaridade, respeito ao ser humano, compromisso com o conhecimento científico e a disseminação para a sociedade.
O profissional de física médica contemporâneo encontra campos para atuação em clínicas e hospitais que façam uso de tecnologias de produção de imagens e tratamentos, nas indústrias que fabricam equipamentos e/ou eletrodomésticos, em laboratórios de calibração, universidades e institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Na FMUSP, serão ministradas as seguintes disciplinas curriculares: Introdução a Física Médica, Informática Médica I, Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana, Estatística Médica I, Equipamentos Médico-Hospitalares, Diagnóstico por Imagens Médicas, Física do Diagnóstico por Imagens I, Proteção Radiológica I, Medicina Nuclear, Radioterapia, Física do Diagnóstico por Imagens II, Introdução ao Ambiente Hospitalar, Tópicos Avançados de Matemática e Física em Medicina, Introdução à Saúde Ocupacional, e Medicina Legal e Ética da Física Médica.
No IFUSP, as disciplinas disponíveis são: Física I, Física Experimental I, Física II, Física Experimental II, Física III, Física Experimental III, Física IV, Física Experimental IV, Física do Corpo Humano, Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes e Não-Ionizantes, Física Matemática I, Física Quântica, Mecânica I, Física das Radiações I, Laboratório de Dosimetria das Radiações, Mecânica Quântica I, e Eletromagnetismo I.
Com a característica peculiar da multi-institucionalidade, o desenvolvimento de competências técnicas individuais e de trabalho em equipe, o curso de Física Médica irá proporcionar a formação de alunos (as) e profissionais altamente capacitados com saberes e habilidades diversificadas e complementares, que vão de encontro com as necessidades do mercado de trabalho atual. Eles poderão atuar tanto na assistência à saúde, quanto na colaboração criativa com projetos de pesquisas em áreas de interface da medicina com a física.
Seja muito bem-vindo (a) ao curso de Física Médica!