Início: 01/03/2025 - Fim: 28/02/2027
Metodologia: Presencial
Área: Pediatria
Carga Horária Total: 4160 Horas
Publico-alvo: Medicina
1. Estabelecer os princípios básicos de epidemiologia, diagnóstico, tratamento e prognóstico das principais afecções relacionadas à Alergia Pediátrica, incluindo: Rinite Alérgica, Asma, Alergia Alimentar, Dermatite Atópica / Dermatite de contato, Urticária / Angioedema, Reação adversa à drogas, Resposta alérgica a picada de insetos, Anafilaxia, Mastocitose cutânea, esofagite eosinofílica.
2. Conhecer a epidemiologia, ferramentas diagnósticas, tratamento e prognóstico dos principais Erros Inatos da Imunidade (EII) Primários e Secundários, incluindo doenças Raras, entre elas: Deficiência de IgA / Hipogamaglobulinemia transitória da infância, Def. Subclasses /Def. de Ac. Anti-Polissacárides, Agamaglobulinemia /Hipogama comum variável, Síndrome de Hiper IgM, Imunodeficiências combinadas ( SCID, Ataxia Telangiectasia, Wiskot-Aldrich), Imunodeficiências do Sistema Complemento, Defeitos de Neutrófilos, Def. de fagócitos, Síndrome de DiGeorge, Linfohistiocitose Hemofagocítica (HLH) primárias e secundárias, Síndrome de Hiper-IgE, Síndrome Chédiak-Higashi e Síndrome de Griscelli.
3. Estabelecer a indicação e interpretação de exames laboratoriais e por imagem, relacionados ao desenvolvimento da resposta imunológica normal e alterada, tanto relacionada às patologias alérgicas, deficiências imunológicas e autoimunidade, desde o neonato até o adulto, com a interface dos conhecimentos de biologia molecular, genética médica com a participação de diferentes especialidades médicas.
4. Estabelecer os princípios básicos para a indicação da terapia de reposição de gamaglobulina endovenosa nos casos de imunodeficiência humoral e/ou combinada.
5. Prescrever e monitorar a utilização de gamaglobulina endovenosa em leito-dia, assim como o uso de imunobiológicos, com evolução clínica e avaliação de eventos adversos comuns e anafilaxia.
6. Orientar o uso de vacinas do calendário básico e específicas para pacientes com defeitos da Imunidade primários (EII) e secundários.
7. Indicar e executar, sob supervisão, a realização de Testes cutâneos – de hipersensibilidade imediata (prick-test/ intradérmico) e tardios (PATCH – test), teste de provocação oral para alimentos e drogas e realização de imunoterapia alérgenos-específica para aeroalérgenos, alimentos e dessensibilização para medicamentos. Além disso saber indicar e interpretar uma Prova de função pulmonar.
8. Conhecer as indicações da realização de testes genéticos: painéis de genes, exomas e genomas e suas interpretações em relação aos dados clínicos e laboratoriais dos pacientes e quando necessário com auxilio de geneticista.
9. Conhecer a indicação de transplante de medula óssea em diferentes Erros Inatos da Imunidade (EII) e seu acompanhamento clínico.
10. Estabelecer paralelos epidemiológicos, diagnósticos e terapêuticos das diferentes síndromes clínicas de alergia e imunodeficiência em adultos versus os similares pediátricos.
11. Realizar o atendimento humanizado da criança e do adolescente com doenças alérgicas e imunodeficiências com a participação de equipe interdisciplinar incluindo nutricionistas, assistentes sociais, enfermagem, fisioterapia e outros especialistas visando a inserção sociocultural e buscando a melhoria na qualidade de vida do paciente e sua família.
2 anos
40h
R$ 349,07 mensais (pagos por boleto durante os meses de vigência do curso).
(11) 2661-8803
ccexpediatria@gmail.com