Notícias

A reunião temática da Congregação da Faculdade de Medicina da USP discutiu na sexta-feira (23 de março) as mudanças propostas para o Internato dentro do novo currículo da formação médica (Reforma Curricular 5043, de 2014).

Abriram a sessão o diretor e o vice-diretor da FMUSP, professores José Otavio Costa Auler Junior e Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, respectivamente, além do presidente da Comissão de Graduação da FMUSP, professor Edmund Chada Baracat. As exposições foram conduzidas pelos professores Eduardo Vieira da Mota, membro da Comissão de Reestruturação do Internato dentro do novo currículo, e Joaquim Edson Vieira, que explicou as alterações para o sexto ano. 

“A mudança do Internato atende a uma demanda de alunos e professores, buscando integrar conhecimentos e adaptar os conhecimentos médicos à nova realidade social. O novo formato equilibra melhor os conteúdos expositivos e o tempo dedicado ao paciente. Além disso, abre mais espaço para escolhas pessoais do aluno, seja para as opções de eletivas (disciplinas optativas obrigatórias), seja para a realização de concursos e provas, ou para a busca de atividades extracurriculares no Brasil ou no exterior. Esse espaço é muito positivo para a integridade emocional do formando”, afirma o professor Mota.

A reestruturação contou com a ajuda de professores estrangeiros, que trouxeram subsídios para as discussões a partir das experiências de outras universidades. “Os debates para a reestruturação surgiram a partir da necessidade de adaptar o ensino médico a uma nova realidade social, tendo em vista a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), que de alguma forma vem crescendo, ou a questão da integração de novas tecnologias no atendimento médico, bem como as restrições orçamentárias, ou mesmo as novas características demográficas do Brasil que fazem emergir novas demandas com o envelhecimento da população, por exemplo”, explica o professor Mota. 

A reunião contou com a presença de docentes e representantes discentes e de funcionários.


Internato e novo currículo

Da esq para a dir.: profs. Edmund Chada Baracat; José Otavio Costa Auler Junior; Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho

Debates

Alunos e professores discutem as mudanças 

Mudanças

Professor Eduardo Vieira da Mota, membro da Comissão de Reestruturação do Internato, explica as novidades