Notícias

Docente da FMUSP é homenageada por instituições de prestígio global, como o Karolinska Institutet e o American College of Physicians

A Profa. Dra. Patrícia Zen Tempski, docente da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM), conquistou este ano uma série de reconhecimentos internacionais inéditos na América do Sul, consolidando seu nome como uma das principais referências em educação médica na região.

Neste mês de maio, a professora foi selecionada como KIPRIME Fellow pelo Karolinska Institutet, da Suécia, uma das instituições acadêmicas mais prestigiadas do mundo e responsável pela indicação do Prêmio Nobel. Ela passa a integrar um grupo de 12 pesquisadores de excelência selecionados globalmente para atuar em pesquisas inovadoras em educação médica. O início do programa está previsto para outubro.

Outro importante reconhecimento veio do American College of Physicians (ACP), nos Estados Unidos. A professora foi nomeada Fellow do ACP, título concedido a médicos que demonstram liderança, comprometimento com a excelência clínica e contribuição acadêmica relevante. A cerimônia de outorga ocorreu em abril, em New Orleans.

Na Associação Europeia de Educação nas Profissões da Saúde (AMEE), uma das mais influentes organizações da área, a professora foi nomeada Chair da Trilha de Desenvolvimento Docente para a conferência AMEE 2025. A função, exercida ao longo deste ano, posiciona a docente como uma das responsáveis pela curadoria de conteúdo e definição de diretrizes formativas da conferência. Ela também passou a integrar o Comitê de Programa do evento.

Adicionalmente, Patrícia Tempski recebeu destaque do Harvard Macy Institute, em que atuou como professora convidada. A instituição publicou este mês uma homenagem à docente em suas redes sociais, reconhecendo seu impacto na formação de líderes e na inovação na educação em saúde.

"Todas essas conquistas significam muito para mim pessoalmente, mas também para a FMUSP e para o Brasil porque são inéditas para o nosso país. Elas reafirmam a educação na saúde como ciência e potencializam o trabalho que o Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM) vem fazendo", afirma a docente.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Telefone: (11) 3061-7694 | E-mail: imprensa@fm.usp.br