A Faculdade de Medicina da USP é responsável pelo ensino, a produção científica e a extensão de serviço à comunidade, oferece anualmente 180 vagas para alunos ingressantes no curso de Graduação em Medicina, e mais 25 vagas em cada um dos cursos Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A Pós-Graduação stricto sensu da FMUSP é composta por 27 programas nos níveis de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado. A Residência Médica da FMUSP, uma modalidade de ensino de Pós-Graduação lato sensu, caracterizada pelo aprendizado em serviços, atualmente conta com 54 programas de treinamento e é organizada pela Comissão de Residência Médica (COREME). Além disso, cursos de Especialização e Residência Uni e Multiprofissional, Prática Profissionalizante e cursos de difusão são oferecidos pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx).

A FMUSP possui 17 Departamentos, sendo eles: Cardiopneumologia, Cirurgia; Clínica Médica; Dermatologia; Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (FOFITO); Gastroenterologia; Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho; Medicina Preventiva; Moléstias Infecciosas e Parasitárias; Neurologia; Obstetrícia e Ginecologia; Oftalmologia e Otorrinolaringologia; Ortopedia e Traumatologia; Patologia; Pediatria; Psiquiatria; e Radiologia e Oncologia. Compõe também a estrutura da Faculdade de Medicina os Centros Interdepartamentais e a parceria com o Hospital Universitário da USP:

Centro de Saúde Escola Butantã (CSEB)

O CSEB Samuel Pessoa é uma unidade docente-assistencial da FMUSP, sob a responsabilidade dos Departamentos de Medicina Preventiva, Pediatria, Clínica Médica e Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FOFITO), voltado à população do Butantã, na região oeste da cidade de São Paulo.

Centro Integrado de Medicina Translacional (CIMTRA)

 

Instituto de Medicina Tropical (IMT)

A criação do IMT foi aprovada pela Congregação da Faculdade de Medicina da USP no ano de 1959, com a proposta de inserir a Instituição nos debates e pesquisas pertinentes às doenças que acometeriam o campo e a cidade do território brasileiro, inspirada nos Institutos de Medicina Tropical de Lisboa e Suíça. O Instituto de Medicina Tropical possui relevância internacional, principalmente para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Microbiologia, Parasitologia, Moléstias Infecciosas e outras.

Hospital Universitário (HU) da USP

Inaugurado em 1981, dentro da Cidade Universitária, esse é o primeiro hospital-escola comunitário dedicado à graduação em Medicina, Ciências Farmacêuticas, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicologia. Sua atuação é voltada às áreas gerais, como Clínica Médica, Cirurgia, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Pediatria. O HU tem se destacado em estudos epidemiológicos e em várias pesquisas inéditas que determinaram o perfil dos agentes microbianos associados às doenças diarreicas e respiratórias.

O Sistema FMUSP-HC possui uma Comissão de Pesquisa, com o objetivo de fomentar, apoiar e gerir pesquisa, inovação, ética e biossegurança, ele é composto por representantes e de todos os departamentos da Faculdade de Medicina, coordenadores das comissões científicas dos Institutos do HCFMUSP, CSEEB, HU, professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação. 

A projeção internacional que acompanha a Faculdade de Medicina e o Hospital das Clínicas é a primazia na interação entre a prática clínica e as atividades de pesquisa científica e seu corpo docente altamente capacitado. Em 1951, a FMUSP foi reconhecida no padrão “A”, de excelência, pela Associação Médica Americana, que selecionou as melhores escolas médicas do mundo. A FMUSP tem como um dos seus pilares a internacionalização do corpo acadêmico e programas de ensino e pesquisa, com o propósito de se tornar uma referência mundial. Para atuar na manutenção e alcançar novos patamares existe a Comissão de Relações Internacionais (CRInt), que estabelece parecerias estratégicas, convênios internacionais e também, desde 2015, através do International Office, tem realizado o Winter Schools, um programa de intercâmbio com aulas teóricas na FMUSP, visitas técnicas no HC e atividades complementares/culturais para alunos de diversas nacionalidades.

A FMUSP possui um Laboratório de Habilidades e Simulação (LabHab), inaugurado em 2006, com uma estrutura diversificada de ambientes que simulam situações em UTIs, enfermarias e salas de emergências.

A Biblioteca da FMUSP existe desde a instituição da própria Faculdade, 1912, com o objetivo de organizar, gerenciar, disseminar, disponibilizar informações que impactem no ensino, pesquisa e extensão em Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Compõe ainda, a Faculdade de Medicina, o Museu Histórico “Prof. Carlos da Silva Lacaz” – FMUSP, fundado em 1977, com apoio da elite médica paulista, professores e alunos, hoje subordinado à CCEx e com o intuito de preservar a história da medicina e informações ou peças da própria FMUSP.