Primeira lição: aprender com o paciente

Primeira lição: aprender com o paciente

O que é a Primeira lição: aprender com o paciente

.

Descrição:

Atividade realizada desde 2015 durante a semana de recepção aos calouros da FMUSP que proporciona o primeiro contato dos alunos com os pacientes do HCFMUSP por meio de visita monitorada às enfermarias para conversar com pacientes internados que aceitaram participar da atividade e pedir conselho sobre “o que é ser um bom profissional da área da saúde?”. 

Objetivo:

Trata-se de um momento simbólico para os calouros que têm a oportunidade de dialogar e interagir com os pacientes internados e compreendê-los como sujeitos, muito além da doença. E, assim, promover a formação humanística desde o início da jornada do curso de graduação em saúde.

  • A paciente me comoveu quando disse que por não saber ler e escrever não conseguiu mudar o mundo como ela desejava quando era jovem. Ela me aconselhou a reconhecer os meus privilégios e fazer bem a minha parte como futuro médico. 
  • O conselho da paciente para sermos atenciosos e fazer o que amamos foi muito importante para mim, para eu me esforçar para ser uma médica e ser humano melhor. 
  • "Espero que vocês sejam médicos excelentes, carinhosos, atenciosos e que não percam o foco". 
  • A fala mais marcante para essa nova jornada na minha vida foi aquela em que as pacientes disseram as qualidades que um profissional de saúde deve ter, como: paciência, dedicação, amor pela profissão e tratar todos os pacientes da mesma forma, independentemente de cor, classe social, etc. 
  • Não houve uma fala que em si traduzisse o sentimento que tal encontro me proporcionou. Todas as perguntas direcionadas ao paciente foram respondidas de forma impressionantemente humilde e profunda. As coisas que mais gosta são ler, plantar na roça, andar de bicicleta e poder olhar as estrelas. Cada resposta me relembrou aquilo que realmente importa, seja como médico ou como, principalmente, humano é aproveitar cada momento de uma maneira especial transformando-o em única. Posso afirmar que para mim este encontro foi único. 
  • A fala da paciente, Elizabete, que mais me marcou foi que os profissionais, principalmente, da saúde devem ser mais humanos, saber lidar com gente, deve gostar de pessoa e não se tornar um profissional que visa, exclusivamente, o capital.