O Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) foi criado em 1975 como Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Em sua trajetória, tornou-se um centro de referência em medicina física e de reabilitação, participando do desenvolvimento de políticas públicas para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência em todas as esferas de sociedade. Em 2009, adquiriu a condição de Instituto, por meio do Decreto n° 53.979, de 29 de janeiro de 2009, do Governo do Estado de São Paulo.
O IMREA integra a estrutura acadêmica da Faculdade de Medicina da USP com cinco unidades a saber, Unidade Clínicas, Unidade Vila Mariana, Unidade Umarizal, Unidade Morumbi e Unidade Lapa, e é o principal apoio para as atividades práticas no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência física incapacitante. O IMREA desenvolve programas para o desenvolvimento de talentos esportivos e é o principal apoiador do time de basquete em cadeira de rodas, mais recentemente com o ICESP desenvolve o projeto REMAMA – Remadoras Rosas que visa estimular mulheres sobreviventes do câncer de mama para a prática do remo. O IMREA também desenvolve campanhas para a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência e é parceiro do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito que visa reduzir a morte e as sequelas decorrentes da violência no trânsito.
Anualmente, são realizados cerca de 440.000 atendimentos ambulatoriais nas unidades do IMREA. Na internação, são 60 leitos ativos (sendo 49 no Morumbi e 11 na Vila Mariana) para pacientes de todo o estado de São Paulo, com aproximadamente 490 internações por ano.