O projeto Hera apresenta um documentário sobre como os sistemas de saúde podem transformar o apoio às mulheres em situação de violência doméstica

Departamento de Medicina Preventiva

A Profa. Ana Flávia Pires Lucas d'Oliveira e a Profa Lilia Blima Schraiber , do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, lideraram a equipe brasileira do projeto Hera, em uma colaboração internacional de pesquisa que reuniu, além da FMUSP, pesquisadores da An-Najah National University, Kathmandu University e University of Peradeniya, com coordenação internacional da Universidade de Bristol, London School of Hygiene & Tropical Medicine. 

O projeto Hera apresenta aqui um documentário sobre como os sistemas de saúde podem transformar o apoio às mulheres em situação de violência doméstica nos diferentes países estudados. 

Fruto de anos de pesquisa, o documentário é resultado de estudo multicêntrico que desenvolveu, implementou e avaliou intervenções para fortalecer a resposta dos serviços de saúde aos casos de violência doméstica contra as mulheres no Brasil, Nepal, Sri Lanka e Palestina.

Através de relatos dos pesquisadores, das mulheres atendidas e dos profissionais de saúde, o documentário mostra os avanços e os desafios que persistem na construção de serviços mais acolhedores a quem vivenciou situações de violência. O documentário HERA não é apenas um registro, mas um compartilhamento de conhecimento e um convite à ação para que os sistemas de saúde em todo o mundo assumam seu papel na rede de assistência e proteção das mulheres.

Ficha Técnica

Financiamento da pesquisa HERA: National Institute for Health and Care Research (NIHR) 

Produção do documentário: Josh Feder,  Rushmore Films LTD 

Financiamento do documentário: London School of Hygiene & Tropical Medicine’s UKRI GCRF and Newton Fund Consolidation Account

Assista ao documentário clicando aqui!