Departamento de Medicina Preventiva

Formação em Pesquisa

A iniciação científica (IC) é definida no Manual do usuário PIBIC 2001 do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como um “instrumento de formação de recursos humanos qualificados”. A atividade de IC, ou a formação em pesquisa na graduação, constitui-se em uma importante ferramenta de ensino não apenas para o estudante que pretende tornar-se pesquisador, mas também para o estudante que pretende uma atuação profissional “prática” ou “aplicada”. Considerando a importância da IC para a formação profissional o Departamento de Medicina Preventiva (DMP) da Faculdade de Medicina da USP, estruturou o Programa de formação em pesquisa na graduação (PFPG).


O que é o PFPG?

  • O Programa de formação em pesquisa na graduação (PFPG) é um conjunto de atividades estruturadas e oferecidas de forma sistemática a alunos de graduação, visando à formação em metodologia científica através da participação em projetos de pesquisa sob orientação docente.

A quem se destina (público-alvo)?

  • Alunos de graduação de qualquer unidade da USP ou de outras universidades que tenham interesse em pesquisa sobre temas e projetos da área da saúde que são desenvolvidos pelos docentes do DMP.


Quais são os objetivos do PFPG?

  • Objetivo geral: Fornecer conhecimentos básicos sobre metodologia científica aplicada a problemas de saúde
  • Objetivos específicos: 1. Conhecer as principais metodologias de abordagem dos objetos da Saúde Coletiva. 2. Conhecer os principais desenhos de pesquisas em Saúde Coletiva. 3. Fornecer instrumentais teórico-metodológicos para leitura crítica de artigos científicos. 4. Trabalhar os passos do desenvolvimento de um projeto de pesquisa. 5. Fornecer conhecimentos básicos sobre metodologia para coleta e análise de dados, manejo de banco de dados e software de análise. 6. Desenvolver capacidade para apresentar de forma sumaria os principais resultados de uma pesquisa. 7. Compreender a consciência ética na pesquisa cientifica.

Quais são as atividades do PFPG?

  • As atividades se estruturam em torno de dois eixos independentes. A participação nos dois eixos não é obrigatória, mas é desejável e recomendada.

Eixo 1: Atividades de pesquisa sob orientação docente

  • Participação em atividades de pesquisa através da vinculação a um projeto sob orientação docente: as atividades são definidas pelo orientador e variam em função das características próprias dos projetos.

Eixo 2: Disciplinas optativas

  • Objetivo: Trabalhar o processo de produção de conhecimento cientifico através da interação com docentes, pesquisadores, pós-doutorandos e pós-graduandos do DMP.

    O aluno deverá cursar a seguinte disciplina:

    MSP0120 – Iniciação Cientifica em Saúde Coletiva (primeiro semestre).

    Duração: 10 encontros, 1 vez/semana, 2 horas. 

    Na última semana do primeiro semestre do ano letivo ocorrerá a Jornada de Pesquisa na Graduação do DMP na qual os alunos apresentarão os resultados do ano de trabalho em mesas coordenadas por alunos de pós-graduação.


A participação no PFPG garante a concessão de bolsa de iniciação científica?

  • A participação do aluno no programa não está atrelada à solicitação e/ou concessão de bolsas de IC. A bolsa pode ser uma consequência da participação no programa, sendo que cabe ao orientador julgar se o aluno apresenta condições e maturidade para a solicitação, seja diretamente às agências de fomento, seja através de programas como o Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC/PIBITI) do CNPq ou o Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP.

Como participar do programa?

  • A participação no PFPG se da por meio de processo seletivo anual, que ocorrerá geralmente no final do primeiro semestre do ano letivo. Se realizará uma convocatória através das redes sociais do DMP e médios físicos na FMUSP. Os alunos interessados devem se inscrever seguindo as instruções da convocatória. O processo seletivo consta da análise do histórico escolar e de uma entrevista com o Grupo Coordenador do PFPG, cujo objetivo é avaliar o interesse do aluno e a sua disponibilidade para realização das atividades previstas. Caso seja selecionado cabe ao Grupo Coordenador do PFPG indicar o orientador adequado aos interesses do aluno, o qual devera contatar o orientador indicado para dar início às atividades.




Grupo Coordenador do PFPG: 

Para mais informações a respeito do programa, entre em contato com a coordenadora geral ou a Secretaria do DMP (medprev@usp.br).