Restauração do Anjo Tocheiro
Em abril de 2011 realizamos o projeto de restauração do Anjo Tocheiro, peça que pertence à nossa coleção de arte sacra, com MRizzo Laboratório de Conservação e Restauração de Bens Culturais.
Os anjos tocheiros são esculturas profundamente elaboradas que datam do período Barroco. Criados para serem vistos por todos os ângulos, sua feitura é valorizada por um trabalho rico em detalhes e movimentos. Dentre os símbolos a eles associados estão o facho da fé, o mistério do tabernáculo e a luz que ilumina o caminho dos fiéis.
A obra apresentava problemas estruturais, como trincas, rachaduras e perdas. Faltam o pé direito e as pontas dos dedos da mão esquerda. Encontrava-se totalmente repintada com tinta a óleo e purpurina, imitando grosseiramente a pintura original. Havia ainda um verniz oxidado e sujidade aderidos sobre a superfície. Apresentava descolamento e perda de camada pictórica, assim como adição de elementos estranhos.
No processo de restauro, optamos por estabilizar a estrutura fechando trincas e rachaduras, mas sem refazer as partes faltantes. Eliminamos os elementos estranhos e fizemos a limpeza química e mecânica da obra para retirada da sujidade e das intervenções anteriores. Toda a repintura foi retirada mecanicamente por meio de bisturis. Foi feita a reintegração pictórica das lacunas e aplicou-se um verniz final de proteção.
Vale a pena ressaltar que toda a carnação é completamente original, praticamente não necessitando de retoques.