
Gerar, preservar e difundir o conhecimento crítico sobre a história, a memória e o patrimônio material e imaterial da institucionalização da medicina e das práticas de saúde no Brasil, atuando como laboratório interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão para o fomento da cidadania cultural, da formação acadêmica crítica e do diálogo social inclusivo.
Aspirar a ser o centro de excelência e a principal referência nacional e internacional para a historiografia crítica da saúde e das práticas médicas no Brasil, consolidando-se pela liderança em redes de pesquisa, pela integração plena do acervo nos currículos acadêmicos (Ensino) e pela ampliação do impacto social (Extensão) por meio de narrativas multivocais e inclusivas.
1. Diversidade, Protagonismo e Inclusão: Promover a participação ativa de todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência, no questionamento de narrativas históricas e no fomento a valores democráticos.
2. Governança, Ética e Transparência: Aplicação de rigor ético e economicidade no uso de recursos, garantindo a responsabilidade fiduciária e uma gestão transparente e participativa.
3. Acessibilidade Universal: Compromisso com a eliminação de barreiras físicas, atitudinais e simbólicas, adotando o design universal e tecnologias de informação e comunicação (TIC) para garantir a fruição plena do patrimônio.
4. Salvaguarda e Conservação Preventiva: Manutenção rigorosa e gestão de riscos do acervo, através de rotinas de conservação preventiva e ações de restauro fundamentadas, assegurando sua integridade e longevidade.
5. Rigor Científico e Interdisciplinaridade: Produção de conhecimento e materiais educativos, cientificamente embasados e de acesso aberto, que estimulem o debate e a pesquisa em diálogo com a historiografia crítica e a Pós-graduação universitária.