Ponto de Apoio ao Pesquisador (antigo Ponto de Apoio FAPESP)

Tem como objetivo centralizar a recepção dos seguintes documentos:

- Agência de Fomento (FAPESP e CNPq)

- Plataforma Brasil 

- Demais documentos para desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação.

OBS: Termos Aditivos a Convênios, Contratos em que a USP figura como contratada e outros ajustes do gênero com objetivo preponderante de Pesquisa, Termos de Transferência de Material Simplificados e Acordos de Confidencialidade devem ser encaminhados para o Escritório de Inovação.

e-mail: inovacao@fm.usp.br

https://www.fm.usp.br/cpesq/inovacao/convenios-e-acordos-de-cooperacao


Documentos que necessitam de assinatura do Dirigente da Instituição

Serão encaminhados para assinatura todas as terças e sextas-feiras às 10h. O prazo para devolução do documento assinado é de, no mínimo, 1 (uma) semana.

Documentos recebidos até às 10h da terça-feira, serão encaminhados para assinatura no mesmo dia, após esse horário serão enviados para assinatura somente na próxima sexta-feira.

Documentos recebidos até às 10h da sexta-feira, serão encaminhados para assinatura no mesmo dia, após esse horário serão enviados para assinatura somente na próxima terça-feira.

1) Termo de Outorga e Aditivos (Ratificatório) - serão aceitos somente documentos impressos e com assinatura do Outorgado.

Conforme comunicado FAPESP sobre a emissão de Aditivo ao Termo de Outorga ratificatório em processos de Auxílios e Bolsas de 13/06/2022, para processos que tramitam em papel, os Aditivos ratificatórios serão enviados pela FAPESP por e-mail aos outorgados. O outorgado deverá imprimir o Aditivo e entregá-lo no Ponto de Apoio, devidamente assinado, para posterior assinatura do Dirigente da FMUSP. As orientações para a assinatura serão detalhadas no próprio e-mail. Para estes processos, os Termos de Outorga e Aditivos originais anteriormente enviados à FAPESP em formato digitalizado devem permanecer em poder dos outorgados, para fins de consulta.

2) Anexo II - serão aceitos documentos impressos e/ou digitalizados com a assinatura do interessado. Pedimos especial atenção ao preenchimento deste documento, explicar/justificar as respostas dos itens 1 e 2.

Para documentos impressos: entregar no Ponto de Apoio ao Pesquisador (Ponto de Apoio FAPESP), localizado no Prédio Anexo da Pesquisa e Inovação.

Para documentos digitalizados: enviar para o e-mail: apoioaopesquisador@fm.usp.br.

3) Manifesto do Dirigente - serão aceitos documentos impressos e/ou digitalizados. ATENÇÃO! Neste documento, pedimos para preencher somente o campo Nome da Instituição: FMUSP. Os demais campos (nome do dirigente, cargo/função, local, data e assinatura) deixar em branco.

Para documentos impressos: entregar no Ponto de Apoio ao Pesquisador (Ponto de Apoio FAPESP), localizado no Prédio Anexo da Pesquisa e Inovação.

Para documentos digitalizados: enviar para o e-mail: apoioaopesquisador@fm.usp.br

OBSERVAÇÃO: Documentos que necessitam da assinatura do Dirigente do HCFMUSP devem ser direcionados para Marilene (Diretoria Clínica do HC) por meio do e-mail m.magalhaes@hc.fm.usp.br


Envio dos malotes para a FAPESP às quintas-feiras 

Documentos recebidos até às 11h da quinta-feira, entram no malote do dia, após esse horário serão enviados à FAPESP no malote da próxima semana.

A FAPESP considera como data de recebimento do documento o dia em que ele é recepcionado no protocolo da FAPESP e não a data de entrega no Ponto de Apoio. Pedimos especial atenção quanto à entrega do Relatório Científico e Prestação de Contas à FAPESP. Os documentos devem ser entregues com no mínimo 2 (dois) dias úteis de antecedência da data limite estipulada pela FAPESP, para que possam ser encaminhados em tempo hábil.

Quaisquer dúvidas, solicitações ou esclarecimentos deverão ser direcionados à FAPESP através do “converse com a FAPESP” ou através do telefone 3838-4000.


Parque de Equipamentos Sistema FMUSP-HC

Comunicado referente Portaria 02/2019, que dispõe sobre o requisito de vínculo do Pesquisador Responsável, Pesquisador Principal,Orientador e Supervisor com a Instituição de Pesquisa no Estado de São Paulo. 

Principais motivos para devolução de propostas pela FAPESP

Motivo da devolução Problema Orientação
Manifestação do Dirigente/Anexo II Não assinado;

Assinado pelo Pesquisador Responsável;

Modelo desatualizado;

Sem Identificação e Assinatura do Responsável;

Assinado pelo Dirigente de outra Instituição.
Ao elaborar a proposta ficar atento ao preenchimento:

- Se a instituição sede for FMUSP, quem assina como dirigente é o diretor.

- Se Hospital das Clínicas, quem assina é a Diretor Clinico do HC.

- Se demais institutos, quem assina é o Diretor do Instituto correspondente.
O modelo atualizado do Anexo II está disponível no Sistema SAGE - aba documentos.
Histórico Escolar Incompleto;

Desatualizado;

Parcialmente legível;

Documento não oficial;

Sem critérios de aprovação;
Documento não enviado.
Solicitar o documento oficial da instituição no Serviço de Graduação, com todas as informações.

Anexar o documento, recente, no SAGE.
Vínculo do Pesquisador Responsável Sem comprovação de vínculo;

Vínculo não informado.
- Informações disponível no site da FAPESP
http://www.fapesp.br/10863
e não esquecer de anexar ao SAGE.
Súmula Curricular Não enviado (do Pesquisador Responsável e/ou dos Pesquisador Associados listados);

Súmula fora do padrão.
- O modelo de como elaborar a súmula curricular do pesquisador está disponível no site da FAPESP:

http://www.fapesp.br/5266
Reconsideração Pedido de Reconsideração enviado através de um novo processo (Proposta Inicial);

Formulário desatualizado ou não enviado;

Enviado fora do padrão.
Como enviar Solicitações de Reconsideração

a) Para processos tramitando em papel, as solicitações de reconsideração devem ser enviadas pelo correio ou pelo Sistema Agilis. O Formulário de Reconsideração e a documentação opcional, caso exista, devem ser anexados à mensagem. Solicitações de reconsideração encaminhadas sem o Formulário de Reconsideração não serão processadas.

b) Para propostas que tramitam pelo sistema SAGe: solicitações de reconsideração só podem ser apresentadas usando-se a funcionalidade específica do sistema.

Maiores informações: http://www.fapesp.br/1485
Resultados dos Auxílios Anteriores Não enviou. - Elaborar uma lista constando modalidade, nome, o número de processo, vigência etc. para anexar à proposta.
Orçamentos de todos os Materiais Permanentes Não enviou. - Obrigatório anexar no SAGE os orçamentos
Resumo do Projeto Não enviou o Resumo em Português, Inglês ou do Projeto Temático. - Elaborar o resumo do projeto e anexar ao SAGE.
Anuência Não enviado do Coordenador do Temático ou CEPID ou Supervisor de PD. - Elaborar a carta de anuência em papel timbrado da instituição, recolher a assinatura do responsável e anexar o documento no SAGE.
Endereço Incompleto (sem número, cep, bairro, etc). - Prestar atenção ao digitar/escrever os dados do seu endereço, pois isso dificulta a tramitação de documentos.
Débitos com a FAPESP há mais de 60 dias Prestação de Contas, Relatório Científico e Parecer de Assessoria. - Prestar atenção aos prazos para prestação de contas e Relatório Científico, descritos no termo de outorga, caso necessário solicite prorrogação com antecedência.
Trabalho Completo Não envia o Trabalho Completo. - Obrigatório apresentar trabalho completo e checar se o mesmo foi anexado no SAGE.

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Instituições atendidas pelo Ponto de Apoio

Unidades da Universidade de São Paulo

  • Faculdade de Medicina
  • Serviço de Verificação de Óbitos da Capital
  • Instituto de Medicina Tropical
  • Escola de Enfermagem
  • Faculdade de Saúde Pública
  • Faculdade de Direito

Unidades da Secretaria de Estado da Saúde

  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
    - Instituto Central
    - Instituto do Coração
    - Instituto da Criança
    - Instituto de Ortopedia e Traumatologia
    - Instituto de Medicina Física e Reabilitação
    - Instituto de Psiquiatria
    - Instituto de Radiologia
    - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo "Octavio Frias de Oliveira"
    Laboratórios de Investigação Médica
  • Instituto de Infectologia "Emilio Ribas"
  • Instituto Adolfo Lutz


Avenida Dr. Arnaldo, 455
Cerqueira César - SP 
CEP 01246-903 

Prédio anexo da Pesquisa e Inovação (próximo ao Serviço de Vigilância e PISA)

Vanda de Souza / Fone (11) 3061-7640 |  apoioaopesquisador@fm.usp.br

Segunda a sexta-feira:8h30 às 12h e das 13h às 15h